Fototerapia e Verão: Posso tomar sol ou ir à praia durante o tratamento? Muitos pacientes de fototerapia sentem receio nessa época do ano. Isso porque, o tratamento utiliza luz ultravioleta, levando muitos a se perguntarem se a exposição solar poderia causar algum dano à pele ou até mesmo potencializar os efeitos da fototerapia.
Essa é uma dúvida recorrente e extremamente comum, especialmente para quem convive com problemas como: psoríase, vitiligo e dermatite atópica. A verdade é que quando há um tratamento como a fototerapia associado à exposição solar, é preciso levar alguns pontos em consideração.
O equilíbrio entre a luz controlada e o sol
O tratamento de fototerapia é um procedimento que utiliza doses precisas e bem calculadas de radiação, na maioria dos casos de UVB-NB. Entretanto, falando especificamente da exposição solar, ela emite uma mistura não calculada de raios UVA e UVB que mudam de intensidade conforme o horário de exposição. No caso da fototerapia, a cabine emite somente o que é necessário para que sua pele reduza a inflamação e estimule a pigmentação nos casos de vitiligo.
Sendo assim, um paciente de fototerapia pode sim, se expor ao sol em praias e lugares abertos na época do verão, mas ele deve levar em conta algumas restrições e cuidados que devem ser redobrados. A exposição solar sem controle já é potencialmente nociva para peles sem lesões e que não estão passando pelo tratamento de fototerapia, e esse risco aumenta em casos onde o paciente também realiza sessões de fototerapia e a pele pode ficar mais sensível.
Riscos da exposição solar sem orientação
No caso da fototerapia em si, o ajuste de tempo e exposição é realizado de acordo com o problema e com a resposta que a pele dá. Isso não acontece da mesma maneira quando o paciente toma sol de forma livre por tempos prolongados. Além disso, existem riscos específicos que precisam ser considerados:
- Soma de radiação: O efeito da luz é cumulativo. O que seria uma dose terapêutica na clínica pode se tornar uma dose tóxica se somada ao sol do dia.
- Envelhecimento precoce: O excesso de UV sem controle acelera o dano actínico e o surgimento de manchas.
- Risco de queimaduras: Áreas que já estão sendo tratadas podem ficar mais sensíveis e sofrer queimaduras de primeiro com facilidade nos casos de vitiligo.
Cuidados práticos para o paciente de fototerapia no verão
Caso o paciente opte por tomar sol ao ar livre, em praias ou lugares abertos, é preciso tomar cuidado. Existem maneiras de associar o tratamento a essas atividades e ainda assim manter a pele saudável e hidratada.
Como se proteger adequadamente:
- Proteção física obrigatória: Utilize chapéus, óculos de sol e, principalmente, roupas com fator de proteção UV (FPU 50+). Elas são mais eficazes que o protetor solar, que pode ser removido pela água ou suor.
- Uso de protetor solar: Aplique um protetor de amplo espectro em todas as áreas que não estão cobertas, especialmente nas áreas afetadas pela doença de pele, caso o médico tenha recomendado proteção específica para elas.
- Hidratação intensa: O calor e o sol ressecam a pele. Uma barreira cutânea seca é mais propensa a crises de coceira e descamação.
- Atenção aos horários: Evite qualquer exposição entre as 10h e às 16h. Se for caminhar, busque sempre o lado da sombra.
O que fazer com as sessões durante as férias?
Vale lembrar que os melhores resultados vêm com a regularidade do tratamento. Por isso, se for possível, o ideal é que as interrupções não sejam longas, para que a doença não volte a progredir, fazendo o tratamento se perder.
Sol com intensidade leve pode ajudar nesse período, quando tomado por alguns minutos no início ou final do dia durante o verão, pois exceto nesses horários é necessário proteção com roupas adequadas e uso de protetor solar na pele ao longo do dia para não queimar a pele e prolongar ainda mais o retorno para a fototerapia.
A fototerapia no verão exige disciplina, mas não impede que você desfrute da estação.
Sua pele merece cuidado especializado em todas as estações.
Você tem dúvidas sobre como conciliar sua rotina de férias com o tratamento? Agende uma consulta de revisão na Fototerapia ABC e vamos planejar juntos o melhor esquema para a sua pele neste verão.
